Blog

ERP como foco na transformação digital das empresas

erp

No momento em que a transformação digital se tornar efetiva, apenas as empresas mais adaptadas irão prevalecer e prosperar no mercado. Assim como já vimos em outros encontros, existem alguns motores que propiciam a adequação ideal e um deles é o nosso alvo, o ERP.

Você pode estar se perguntando nesse momento: “mas como esse sistema está relacionado com o fator transformação digital?”. É exatamente com o intuito de mostrar às pessoas como essa ferramenta é peça-chave nessa mudança, que elaboramos esse conteúdo.

Entenda como o ERP caminha para se tornar o núcleo essencial para acomodar e facilitar o processo da transformação digital nas empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes. Confira!

Entenda o posicionamento do ERP na transformação digital

É fato de que no Brasil, a grande fatia das empresas sequer cogita a evolução da transformação nos negócios. É devido a esse tipo de posicionamento fechado, que o ERP ainda não é visualizado da forma como deve ser, ou seja, como elemento primordial para a implementação da transformação.

Não que isso seja de todo negativo, pois ainda que sem o conhecimento apropriado, sua utilização ganha mercado a cada dia. Dessa maneira, o quadro se altera no sentido de que não apenas as grandes empresas integram seus processos a um ERP, mas também empresas de médio e pequeno porte.

Isso é essencial para preparar o solo às futuras inovações que certamente virão. Vale ressaltar que empresas de pequeno porte, poderão sem problemas algum, sonhar e alcançar a inovação tecnológica necessária para a transformação digital.

A falta de associabilidade das pessoas, entre ERP e a transformação digital, está no fato do surgimento de novas tecnologias, como Big Data, Internet of Things (IoT – Internet das Coisas) e Inteligência Artificial, por exemplo.

Por outro lado, de modo que já sabemos, não adianta apenas implementar esses conceitos tecnológicos na empresa, se não existir algo que una e torne tudo integrado e comunicativo.

É nesse preciso momento que o ERP mostra todo o seu potencial como elemento acatador, integrador e transformador. Esse sistema é a cola que manterá tudo unido, funcionando, inovando e trazendo eficazmente o futuro para as empresas.

Veja alguns fatores que reforçam a presença dessa ferramenta tecnológica!

Elevada mobilidade

Um dos pontos mais influenciadores na utilização do sistema de gestão, é sem sombra de dúvidas, a mobilidade oferecida. O gestor possui maior disponibilidade para atender diferentes demandas e acompanhar o fluxo de trabalhos de uma forma nunca vista.

De forma completamente remota, ações e direcionamentos podem ser tomados para otimizar os processos.

Inteligência artificial e aprendizado das máquinas

Esses dois aspectos são passíveis de implementação a um sistema integrado de gestão. Inteligência Artificial está ligada a capacidade das máquinas e elementos integrantes da produção, tomarem decisões baseadas nas decisões humanas. Já o Learn Machine, é a habilidade adquirida por meio da experiência das máquinas e ferramentas tecnológicas.

Dessa forma, o gestor recebe ainda mais autonomia para solucionar problemas de produção, por exemplo. Afinal de contas, o objetivo da adaptação é justamente elevar a taxa de produtividade, reduzir custos e efetivar tecnologia.

Aplicações de Business Intelligence (BI)

Consiste na análise, coleta, armazenamento, compartilhamento e organização dos dados e informações da empresa. Quando o software se mostra à altura de tanta expectativa, o BI é certamente uma de suas funções.

Em outras palavras, a empresa ganha em processos centralizados num fluxo único e a transformação digital acontece de forma orgânica.

Adoção de um sistema integrado como núcleo da transformação

ERP na transformação digital

Além das possibilidades citadas, que influenciam no crescimento e evolução das práticas empresariais, existe também, o Compliance oferecido pelo software.

Com as regras do negócio, segurança da informação e atribuições fiscais, todas integradas no mesmo processo, além de núcleo da transformação, o ERP se tornou a espinha dorsal do universo dos negócios.

Cada vez mais flexível e completo, o software integrado apresenta algumas ações específicas para a adoção da transformação digital.

Por outro lado, para que a empresa esteja completamente adequada, é imprescindível direcionar a atenção ao cenário backoffice ou retaguarda.

Fortaleça o backoffice da empresa

Anteriormente, quando abordamos o assunto “Indústria 4.0” enfatizamos a necessidade de encurtar a distância com o cliente e torná-lo parte integrante da transformação.

Entretanto, todos sabemos que uma empresa só é capaz de atingir a satisfação ideal do cliente, quando os processos estão atinados e caminhando em uma mesma direção.

É nesse cenário que entra a Retaguarda ou Backoffice, como é chamado em algumas empresas. De maneira simplificada, o backoffice é toda a equipe que não possui contato direto com o cliente, mas ainda assim é parte fundamental para que as demandas e necessidades dos clientes sejam alcançadas.

Por exemplo, em um ponto comercial, a retaguarda é todo colaborador que não atua na venda. Todavia, é vital para que o vendedor consiga oferecer e concretizar a transação do produto.

Consegue visualizar a importância da Retaguarda para a transformação digital se tornar possível. Segundo especialistas, não existe a possibilidade de alcançar a digitalização positiva e inovadora, sem um backoffice unido. É preciso que seja funcional e eficiente, mesmo que a empresa tenha o melhor ERP do mercado.

Sua empresa mantém as boas práticas de retaguarda, mas falta o elemento transformador, que é o ERP? Veja logo abaixo como conseguir!

Obtenha o mais adequado ERP para a transformação digital

O que sua empresa precisa é do apoio, conhecimento e reconhecimento de uma empresa referência no mercado de Software de gestão.

Apenas por meio de uma empresa parceira que possui os mesmos objetivos, como crescer, produzir e ofertar produtos e serviços de qualidade, é que você consegue o sistema de gestão ideal, que traz todas as especificações e ferramentas descritas ao longo do conteúdo.

Esteja preparado para desenvolver com excelência a transformação digital que está próxima!



Cadastre-se na Newsletter: