Blog

5 desafios da gestão contábil para empresas

gestao-contabil

Somente quem lida diariamente com os aspectos de um negócio em crescimento, compreende a complexidade de gerir um empreendimento. Em face das demandas usuais está a necessidade e obrigação de contabilizar tudo acerca da empresa, e nesse momento é fundamental contar com uma gestão contábil.

Por outro lado, ainda hoje, diferentes empreendedores têm dificuldades em se adequar corretamente. Muitas vezes atrelado a falta de conhecimento, essas dificuldades podem ser facilmente solucionadas, mas é preciso num primeiro momento conhecer alguns desses desafios.

Por isso elencamos 5 dos principais desafios da gestão contábil nas empresas. Afinal de contas, é essencial conhecer a problemática para que se torne possível encontrar as melhores soluções. Acompanhe o conteúdo!

Veja 5 desafios da gestão contábil nas empresas

desafios da gestão contábil nas empresas

A contabilidade abrange diferentes aspectos de uma empresa e já falamos sobre isso em outros conteúdos.

Por conta disso os empreendedores acabam se sentindo pressionados, pois a amplitude e complexidade em manter o espectro previdenciário, tributário e fiscal controlados, pode ser trabalhoso e por vezes falta o conhecimento, bem como soluções adequadas.

Antes de mais nada, é preciso realizar um diagnóstico para descobrir e conhecer quais os desafios que a empresa está sujeita dia após dia. Em vista disso, separamos 5 dos desafios que o seu negócio, provavelmente lida, em um dia normal, confira!

1 – Manter a folha de pagamento sob controle

É primordial abrir a mente quanto à folha de pagamento, pois ela compreende muito mais do que apenas os ordenados dos funcionários. Diferentes atividades propiciadas pelo setor pessoal estão atreladas também a esse documento.

Diretamente atrelada à lucratividade da empresa, a folha de pagamento é um dos mais importantes aspectos da contabilidade. Por sua vez, o governo é capaz de realizar o recolhimento exigido sobre as obrigações trabalhistas, por exemplo.

Isso nos leva ao próximo desafio, que incide justamente na questão previdenciária. Estamos falando do eSocial, mas caso ainda saiba pouco sobre o tema, temos conteúdos completos sobre, é só acessar.

2 – eSocial e suas demandas

Todo empreendedor que se preza e que anda em dia com suas obrigações, conhece as inúmeras responsabilidades quanto às declarações diversas. Aquele amontoado de guias, onde cada uma representa uma obrigação, foi aprimorada pelo eSocial.

Isso porque, por meio de um ambiente virtual e tecnológico, as diferentes guias foram consolidadas em um único envio. Sendo assim, se antes eram necessários 7 documentos individuais, hoje com apenas um documento virtual todas as obrigações são transmitidas em tempo hábil e de forma otimizada.

No entanto, é valioso apontarmos a necessidade de contar com uma solução avançada e desenvolvida de forma ímpar. Com a implementação do eSocial, o Fisco se aproximou mais das empresas e toda informação está interligada, mas demanda mais atenção e conhecimento acerca dos dados transmitidos.

Diante à contabilidade questões como demissão, admissão, potenciais alterações nas jornadas de trabalho, bem como reajustes salariais, são mais facilmente computadas de forma organizada e posteriormente transmitidas.

Ainda que já ativo o eSocial é um grande “elefante branco” nas empresas, pois faltam recursos, como uma solução inovadora.

3 – Fiscalizar o fluxo de caixa

Seja seu negócio pequeno, médio ou grande, ter conhecimento da saúde financeira e de cada aspecto do fluxo de caixa é o passo mais importante para se colocar no rumo do sucesso empresarial a longo prazo.

Você pode estar pensando: “mas é complicado conhecer a fundo todas essas informações!”. Podemos concordar em partes, pois é dificultoso sim, caso você não tenha um respaldo contábil, ou seja, uma solução que auxilie nessa essencial atividade.

Através da contabilidade é possível visualizar a realidade do seu fluxo de caixa. A empresa se torna apta a cobrir os vencimentos, pois elimina a casualidade de faltar dinheiro nessas datas importantes.

Controlar o capital de giro é um dos desafios diários da empresa, mas a contabilidade pode auxiliar contundentemente nesse cenário.

4 – Aspectos tributários

Se fosse realizada uma pesquisa nas empresas acerca do conhecimento tributário o resultado poderia não ser tão positivo. Você sabia que ainda hoje, muitos empreendimentos estão enquadrados no regime tributário errado?

Isso mesmo, as empresas acabam arcando com custos dos quais nem fazem parte. Além de escoar recursos importantes o negócio perde a janela de crescimento advindo de um regime tributário adequado às atividades.

Por isso é tão importante contar com uma solução atualizada e desenvolvida para gerir de forma eficiente essa questão. Além de apontar o regime tributário correto, organizar as obrigações exigidas e assegurar a empresa contra possíveis fraudes, é possível ainda reduzir custos e impostos de forma legal.

5 – Gerenciamento dos registros contábeis

Até pouco tempo atrás, onde a tecnologia tinha pouca autoridade, efetivar o controle dos registros contábeis era complicado. Porém, com a implementação de softwares avançados no campo da contabilidade, é possível realizar a integração completa dos sistemas.

Por meio de atualizações constantes sobre normas, leis e obrigações, os softwares concederam maior segurança na transmissão das informações e acima de tudo, tempo hábil para que a empresa não perca nenhum prazo que decorra multas.

Vale ressaltar que é importante estar atento às funcionalidades dos softwares. Isso porque, sua empresa precisa de um sistema confiável e que atenda todas as demandas relacionadas à contabilidade completa do empreendimento.

Controle corretamente a gestão contábil da sua empresa e ganhe o poder de determinar até mesmo sua margem de crescimento!



Cadastre-se na Newsletter: