Blog

Os desafios da digitalização de processos nas empresas

digitalização-de-processos

Inseridos no universo da transformação digital estão diversos termos e conceitos que compõem essa promessa de revolução. Mas existe um termo específico que ganha fama diária e certamente, você já ouviu em algum momento, a digitalização de processos.

Imprescindível para o avanço da transformação digital nas indústrias e manufaturas, é um dos primeiros passos a ser dado. Dessa forma, vamos abordar alguns dos desafios que as empresas brasileiras passam para tornar a digitalização numa realidade.

Descubra a partir de agora quais são os desafios da digitalização de processos nas empresas. Conheça também algumas ações que podem contornar as dificuldades que a era tecnológica apresenta. Confira!

Principais desafios da digitalização de processos nas empresas brasileiras

De modo geral, existe um dado recolhido de uma pesquisa aplicada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), que comprova o esforço das empresas em acompanhar e perseguir a implementação da tecnologia em seus processos.

Constatou-se que grande parte das empresas chegam a gastar 25% do seu orçamento de TI na digitalização de processos. Em partes, isso acontece porque as empresas enxergaram que transformar os processos analógico em digitalizados, é metade do caminho para a implementação correta da indústria 4.0.

No entanto, quando voltamos nossos olhares para o território nacional, observamos um cenário bem diferente. Isso porque, o Brasil enfrenta maiores dificuldades no quesito digitalização dos processos e adequação tecnológica.

Sendo assim, problemas como a velocidade de implementação ainda estaria longe de ser a ideal. Isso se agrava, pois, a complexidade dos processos exige maiores esforços e recursos, situação que o Brasil ainda sente grande falta para tornar a digitalização num modelo ativo.

Como se não bastasse, existe ainda o fator de produção individual, onde se faz necessário a digitalização avançada e completamente integrada.

Em outras palavras, para atender às demandas individuais dos clientes, será fundamental que a linha de produção consiga inverter seus processos instantaneamente para atender a demandas únicas e em curtos prazos.

Assim como já abordamos em um artigo recente, um dos principais desafios é alterar permanentemente o mindset digital da empresa. Portanto, elaborar a mentalidade que acompanhe a digitalização é primordial.

A digitalização gera ganhos para a indústria e população

os desafios da digitalização de processos

Se engana quem define que a digitalização substituirá a mão de obra operária, ou seja, humana. Quem pensa dessa forma, nunca esteve mais errado quanto às alterações que certamente virão. Inclusive, temos números e informações para corroborar esse fato.

Em uma das poucas empresas no mundo que podem afirmar com toda segurança, que já colhem os frutos da implementação da indústria 4.0, o colaborador é parte fundamental e integrante da evolução.

Na Siemens Eletronic Manufacturing Plant, instalada em Amberg, Alemanha, a digitalização reduziu de 500 para 12 defeitos por minuto. Por sua vez, os funcionários são responsáveis por 40% do aumento de produtividade anual da empresa.

Para ampliar ainda mais esse cenário, a digitalização gerou uma renda próxima dos US$200 bilhões na produção econômica mundial.

Além disso, foram gerados mais de 6 milhões de novos empregos no mesmo período segundo um estudo de mercado, realizado pelo Instituto de Pesquisa Prognos.

Em vista dessas informações, temos a digitalização como um marco na aquisição, manutenção e controle sobre a tecnologia que permeia os diferentes níveis da indústria hoje.

Como driblar os desafios da digitalização?

Em mais ou menos tempo as empresas precisarão lidar com os desafios advindos do ambiente digitalizados e transformação digital. Para tal será preciso aprender a gerenciar de forma segura e eficaz, os investimentos direcionados à digitalização.

Dessa forma, conheça três pilares que podem ajudar na solução dos problemas de adequação.

Desenvolver procedimentos de coordenação

Através de conselhos ou comitês desenvolvidos sobre única objetividade, ou seja, gerir os investimentos digitais, a empresa ganha em coordenação. Desse modo, se torna mais simples a avaliação das compras, utilização dos recursos e análise da transformação.

Essa gestão apurada dos processos permite auxiliar de maneira direcionada, departamentos específicos a encontrarem o melhor caminho para colaborar com os objetivos comuns da empresa.

Aprimorar a taxa de convergência

Para aprimorar a taxa de convergência entre tecnologia e processos, é recomendado criar um fluxo único de investimentos na digitalização, sob a gerência de apenas um executivo.

Quanto mais simplificado se tornar o gerenciamento dos investimentos e recursos, maiores são as chances de a empresa atingir metas, alcançar objetivos, ampliar a infraestrutura, digitalização de processos e desenvolver o mindset ideal para tornar a otimização, uma realidade.

Fracionamento dos montantes de dados

A digitalização impõe a necessidade de um olhar crítico sobre os processos a serem transformados. Sendo assim, com o fracionamento dos dados é possível atender às demandas individuais e objetivos de cada setor.

O ganho com essa individualização nas operações é, de fato, aprimorar a digitalização de processos e produtos de forma singular. Atua também, na otimização das capacidades de produção e apontamento da taxa de perdas e ganhos por setor.

Concluindo, as empresas possuem perfis que se encaixam nos diferentes pilares descritos acima. No entanto, quanto mais próximo de usufruir desses pilares, mais próximo da digitalização de processos a empresa estará.

Logo, para consolidar os conceitos apresentados e sanar os desafios encontrados, é primordial a utilização de um software que ofereça a integração e solução requerida para tornar a digitalização de processos num sucesso da empresa.

Conheça o SISPRO ERP Cloud que oferece as funcionalidades que você precisa para gerir de forma imediata e concisa a gestão que trará a tecnologia e a digitalização de processos para sua empresa.



Cadastre-se na Newsletter: