Blog

Controle Financeiro: 6 Erros Fatais Que Impedem Uma Boa Gestão

conrole financeiro

O controle financeiro detém o poder de salvar ou afundar de vez uma empresa. Diversas empresas no país fecham suas portas por não alcançarem os lucros pretendidos. Não há uma boa gestão se um importante pilar como as finanças não sustenta o negócio.

E por onde começar a colocar o gerenciamento de empresas nos eixos? É necessário seguir à risca alguns passos para evitar as falhas. Você verá que é muito possível prevenir o descontrole financeiro.

Foque nas mudanças para atingir os seus objetivos. Saiba agora o que pode estar prejudicando a sua gestão e como resolver.

6 Erros Que Atrapalham o Controle Financeiro

controle financeiro

1 – Falta de Disciplina

Está faltando disciplina no seu dia a dia para fazer um controle financeiro? Você não está sozinho nessa situação.

Muitos são os empreendedores que até começam a tarefa, mas acabam não concluindo no tempo e nem do jeito certo. Quando se dão conta, já perderam dados importantes, planilhas, notas fiscais e todo tipo de documento.

O tempo disponível pode ser insuficiente. Outra possibilidade é sempre adiar aquele treinamento que o setor precisa.

Certamente você tem algumas horas durante o dia que podem ser reservadas para o controle das finanças. A organização é sem dúvidas uma das qualidades essenciais no mundo dos negócios.

2 – Falta de Registro de Fluxo de Caixa

O registro de fluxo de caixa vai além do acompanhamento de extrato bancário, pagamentos e receitas. Ele também tem o papel de te ajudar a planejar os meses seguintes.

Isso quer dizer que registrar corretamente é importante para se antecipar aos problemas, além de avaliar o crescimento do empreendimento.

Os riscos de erros no cálculo de custos da empresa são reduzidos quando tudo está “na ponta do lápis”. A prática diminui drasticamente as chances de equívocos na contabilidade. Sem surpresas, sem prejuízos.

3 – Ausência de Sistema de Gerenciamento Financeiro

O empresário pode subestimar a necessidade de um sistema realmente eficaz e se arrepender mais tarde – às vezes mais cedo do que se espera.

O sistema de gerenciamento financeiro é um investimento em agilidade e eficiência. E vai além: um software especializado evita muitos erros.

Com a implementação, a sua equipe poderá reduzir o tempo gasto com o controle financeiro. Esse é um plus que garante uma maior produtividade. Otimizar o tempo também é um segredo da boa gestão.

Adotar a ferramenta no seu dia a dia de trabalho irá mostrar como se torna mais simples ter uma visão ampla do negócio e traçar estratégias de desenvolvimento.

A SISPRO oferece soluções ERP para prestadores de serviços, indústrias de manufatura e metalúrgica e varejo, sendo uma grande aliada do gestor.

Você tem à disposição gestão de contratos, gestão fiscal, gestão de pessoas, entre outros recursos imprescindíveis para o controle financeiro e outras demandas da rotina empresarial.

4 – Falta de Controle de Estoque

O controle de estoque é outro ponto a ser considerado quando se fala de gerenciamento de empresas. Se você não sabe quais mercadorias têm ou não têm, está fadado ao fracasso.

Você não pode oferecer ao cliente um produto ou serviço que não está disponível. Da mesma forma, precisa estar atento ao abastecimento de estoque sempre que preciso.

Sua empresa tem como mercadorias produtos que possuem data de validade? Então saiba que o seu negócio precisa de um controle de estoque rígido e que funcione de verdade. Produto estragado é sinônimo de venda perdida.

5 – Não Saber Custos e Despesas Com Produtos

Você sabe quais os custos e despesas que envolvem os produtos que você vende? Não é preciso enfatizar o quão fundamental é conhecer bem a sua mercadoria e todos os processos até que chegue ao cliente.

Não trabalhar com os custos reais e atualizados pode deixar a sua empresa em maus lençóis.

6 – Ausência de Plano Financeiro

O plano financeiro é a chave de um futuro sólido e próspero para a sua empresa. É através dele que você pode se programar para fazer investimentos, por exemplo. Quando há um controle financeiro eficiente, o empresário sabe quanto tem em caixa para investir.

Outra vantagem de ter um plano é não se preocupar se o dinheiro que entrará no mês irá cobrir as despesas fixas do negócio.

Vale lembrar, ainda, que imprevistos podem ocorrer, e possíveis despesas extras devem ser consideradas também no plano financeiro.

Controle Financeiro: Conclusão

A melhor forma de ter um negócio bem-sucedido é investir em boas estratégias. O controle financeiro empresarial é parte essencial delas.

Como a sua empresa lida com suas finanças? Você tem conquistado seus objetivos?



Cadastre-se na Newsletter: