Blog

Saiba como escolher o melhor ERP para a logística do seu negócio

como-escolher-erp-logística

A busca pelo diferencial competitivo demanda das empresas um conhecimento ampliado sobre suas atividades. Entender a necessidade de um ERP é apenas o primeiro passo, mas saber como escolher um ERP para a logística da sua empresa é imprescindível.

Diante as dúvidas e falta de conhecimento sobre essa ferramenta que tanto agrega para um negócio, decidimos desenvolver esse conteúdo completo.

Quer aprender como escolher o melhor ERP para a logística da sua empresa e alcançar assim, o diferencial que faltava para ampliar sua competitividade? Então não deixe de acompanhar e veja os primeiros passos para compreender de vez esse assunto!

Entenda se a sua empresa precisa de um ERP para a logística

Já vimos que investir em um sistema de gestão pode estimular a redução de custos, aumentar o lucro e otimizar o aproveitamento nos processos. Mas você saberia dizer o que é necessário observar na aquisição de um software gerencial?

Antes de mais nada é fundamental compreender se sua empresa realmente carece de um sistema como esse. Veja alguns pontos importantes e defina se seu negócio se identifica com os seguintes aspectos:

  •       Falta controle no estoque, no fluxo de caixa, na emissão de notas e documentos, a fim de buscar a expansão do negócio?
  •       Seus processos decorrem de falhas constantes e erros que ocasionam perdas financeiras?
  •       A gestão observa a ausência de padronização nos processos e diferentes protocolos para os setores envolvidos?
  •       Como anda a confiança dos seus clientes com relação aos serviços que sua empresa oferece, é positiva ou negativa?
  •       Está com dificuldades para seguir com afinco as exigências legais?

Se seu empreendimento se identifica com alguns dos pontos, pode ser a hora de investir em um ERP. Isso porque, esse sistema é capaz de corrigir praticamente todas as especificações mencionadas acima.

Com a integração de todos os setores é viável direcionar apenas um fluxo de informações, nos quais setores como: RH, estoque, compras e vendas, financeiro e finalmente a logística, conversam no mesmo idioma e partilham dos mesmos dados.

Como ser assertivo na escolha dos módulos

como escolher o melhor erp para a logística

É comum se perguntar como um ERP pode ajudar, mas é mais comum ainda, responder essa questão. Em poucas palavras, esse software gerencial possui diferentes módulos que atendem de maneira exclusiva cada um dos setores da empresa, inclusive e, principalmente, o de logística.

Embora seus módulos sejam específicos sua finalidade é apenas uma, ou seja, proporcionar maior assertividade na tomada de decisão, pois coloca nas mãos da gestão todas as informações criadas pelos processos de forma organizada, clara e verdadeira.

Sendo assim, é primordial conhecer as demandas de cada setor, a fim de entender como cada módulo pode beneficiar os procedimentos de cada área.

O investimento em um ERP específico compensa?

Agora que já sabe que o ERP para a logística pode ser modular, ou seja, atender de maneira isolada cada demanda, é hora de entender o investimento. Sua empresa não precisa necessariamente adquirir todos os módulos, isto é, investir em uma solução completa, apesar de recomendado.

Vamos supor que apenas o setor de logística esteja desorganizado e sofrendo com procedimentos individualizados. Isso pode acarretar retrabalhos, altos custos, baixa eficiência e consequente lucro reduzido.

Contudo, o investimento em um sistema de ERP é certeiro, pois o negócio paga somente pelo módulo utilizado. Investindo apenas o necessário o empreendimento consegue alavancar o setor problemático e colocar no mesmo patamar que o restante.

A implementação resulta na automatização e otimização que proporcionam ganhos de eficiência, correção de falhas recorrentes e posterior aumento na rentabilidade.

Ao economizar com procedimentos mais enxutos determinamos o investimento em um ERP a longo prazo. Investimento esse que será quitado apenas com as economias advindas de sua utilização.

Qual perfil de empresa é indicado esse sistema inovador

Via de regra, o ERP para logística é comumente direcionado às empresas de médio e grande porte. Essas empresas possuem grandes frotas de veículos, massivos fluxos de demandas e processos, ao passo que necessitam de rigorosos controles para o cumprimento das obrigações legais.

Veja os principais setores de atuação que normalmente adquirem o ERP específico:

  •       Transporte de carga líquida;
  •       Transporte de carga fracionada;
  •       Carregamento de containers;
  •       Transporte de cargas fechadas;
  •       Transporte de cargas pesadas;
  •       Câmaras frias;
  •       Transporte e distribuição em geral.

Conheça as ferramentas fornecidas por um ERP moderno e eficiente

Separamos os principais pilares que formam o famoso ERP para transporte e logística. Assim fica mais facilitado compreender o que um bom sistema oferece, confira!

  •       Módulo específico de logística;
  •       Possibilita o Controle de Frota de forma eficiente;
  •       BI (Business Intelligence) – módulo para a análise dos indicadores e dados, a fim de encontrar gargalos e fortalecer pontos fracos;
  •       Módulo de Gestão Financeira completo;
  •       Módulo de compras e vendas integrado;
  •       Módulo de CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente);
  •       Módulo de Gestão de Suprimentos;
  •       Módulo gerenciador de custos;

Essas são apenas algumas das ferramentas que você encontra em ERP moderno e eficiente.

Entretanto, não há como obter esse sistema completo de qualquer empresa, ou seja, é preciso se aliar àquela que ofereça expertise, reconhecimento no mercado, inovação constante e acima de tudo, profissionais capacitados para te atender de prontidão e com efetividade.

Saiba que a SISPRO é justamente o que precisa para adquirir o diferencial competitivo que citamos no início do conteúdo. Acesse agora nossa página e veja como focamos em modernos processos tecnológicos e, acima de tudo, como buscamos a constante inovação necessária para acompanhar o mercado e oferecer o que há de mais novo para a sua empresa!