Blog

Como Avaliar o Momento Certo de Expandir o Negócio?

momento-certo-de-expandir-o-negócio-etapas

Um marco muito importante para qualquer empresário é o momento certo de expandir o negócio. Seja qual for o segmento, modalidade de trabalho e porte, toda empresa tem condições de ampliar seus horizontes e ir além, buscando um maior crescimento.

Mas o empreendedor esbarra em uma grande dúvida: quando fazer isso? A mudança demanda prudência, conhecimento do mercado, controle financeiro e ousadia.

Um bom gestor avalia todos os aspectos gerais da sua empresa. As decisões precisam ser tomadas com embasamento para não colocar tudo a perder. Para saber qual o momento adequado para a expansão do negócio, confira o artigo que preparamos para você.

Momento Certo de Expandir o Negócio: Como Identificar?

1 – Planejamento

Como está o planejamento da sua empresa? Você tem conseguido tirar do papel as metas e alcançar tudo aquilo que desejou?

Esse é um indicativo de que há organização no negócio e que você e sua equipe são capazes de traçar estratégias e cumpri-las de forma eficiente. Isso quer dizer que chegou a hora de planejar um futuro mais ambicioso para a empresa.

2 – Gestão

Outro ponto a ser avaliado para descobrir qual o momento certo de expandir o negócio é a gestão. Além de um planejamento e estratégias eficazes, o gerenciamento de empresas envolve administração do capital de giro e ter um bom controle financeiro.

Seu negócio tem prosperado sem grandes contratempos e já possui alguns anos de experiência de mercado? Em caso afirmativo, considere dar esse novo passo adiante.

3 – Cenário Econômico

Ainda que a empresa esteja apresentando bons números e obtendo os lucros previstos, se faz necessário analisar a situação econômica do País.

O motivo é muito simples: problemas na economia brasileira atingem bancos, fornecedores e podem comprometer o poder aquisitivo dos clientes. Se o seu cliente não tem poder de compra, você perde vendas.

Quando o cenário econômico é favorável, é hora de estudar a viabilidade de uma expansão dos negócios.

4 – Segmento de Negócio

Sua área de atuação está em crescimento? Há novas oportunidades a serem exploradas?

O empreendedor precisa estar sempre atualizado sobre o seu ramo de produtos e serviços. Como resultado, ele é capaz de identificar o momento certo de expandir o negócio.

Essa postura o coloca em posição de vantagem sobre a concorrência.

5 – Fidelização de Clientes

Sua experiência e trabalho desenvolvido fizeram sua empresa se consolidar no mercado e conquistar clientes fiéis? Você precisa saber se o seu público continuará ao seu lado após a expansão.

A fidelização de clientes acontece quando eles se identificam com a empresa e gostam dos produtos e serviços oferecidos. É um indicativo de que você não perderá sua preferência e de que conseguirá captar novos clientes.

6 – Potencial

As pessoas enxergam um potencial no seu negócio que vai além do que ele representa hoje?

Quando clientes sugerem franquias e cobram por mais filiais, por exemplo, entende-se que há grandes chances de obter sucesso ao buscar o seu crescimento.

7 – Estabilidade

Outro sinal de que chegou o momento certo de expandir o negócio diz respeito à estabilidade das finanças. É fundamental que ela esteja em boa situação financeira, com os lucros esperados e batendo metas cada vez maiores.

Quando você se dá conta de que a empresa tem condições de crescer ainda mais, esse é o momento.

Momento Certo de Expandir o Negócio Segundo a Análise SWOT

momento certo de expandir o negócio

 

Já ouviu falar em análise SWOT? A sigla estrangeira quer dizer “Strengths, Weakness, Opportunities and Threats (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças)”.

Esses itens são indicativos importantes para o crescimento da sua empresa. Faça uma avaliação de cada um deles.

Pontue quais são os pontos fortes, pontos fracos, oportunidades que o seu negócio pode aproveitar e o que pode pôr tudo a perder. Essa análise possibilita entender os caminhos a serem percorridos para a sua empresa ser bem-sucedida.

Controle Acima de Tudo

A chave para a expansão e o sucesso da sua empresa é o controle que você tem sobre ela. Conhece todos os processos? Consegue fazer um bom gerenciamento de crise se preciso? Sabe lidar com as responsabilidades que caem exclusivamente sobre você?

Um negócio em expansão irá exigir maturidade, profissionalismo, uma gestão inteligente, prudência e ao mesmo tempo “um quê” visionário do empresário.

Para acompanhar o momento certo de expandir o negócio, é fundamental que o gestor cresça junto com a sua empresa.

Compartilhe as informações!



Cadastre-se na Newsletter: