Blog

6 Dicas que funcionam para aumentar o giro de estoque

aumentar-o-giro-de-estoque

Além de todos os problemas e percalços que uma empresa está sujeita diariamente, ainda existem outras questões que deve considerar. O estoque certamente é uma delas, sendo assim, você sabe como aumentar o giro de estoque?

Esse é um setor muitas vezes negligenciado dentro das empresas, isso certamente só traz adversidades. Dessa forma, é preciso focar seus esforços e ter em mente a importância de implementar ações para aumentar o giro de estoque.

Se você não souber como realizar tais ações, não se desespere, pois esse é o intuito desse conteúdo. Oferecer os meios para que você supere esse, que é apenas mais um obstáculo a ser vencido, afinal, você não abriu um negócio para ver ele falhar.

Instigou sua curiosidade, não é mesmo? Então, acompanhe o que você deve fazer para aumentar o giro de estoque da sua empresa, e movimentar aquela matéria-prima que está parada há tempos acumulando poeira. Confira!

Como o giro de estoque pode influenciar a empresa?

Quando caminha em direção ao estoque da empresa e observa aquele monte de produtos e matérias paradas, qual seu diagnóstico? Certamente negativo, pois aquilo representa muito dinheiro parado, quando poderia estar girando, não é mesmo?

Portanto, essa é a maior influência que a falta do giro de estoque oferece para sua empresa. Sendo assim, é preciso definir que tudo aquilo que está fazendo aniversário na empresa, dê saída e urgente.

Você consegue mensurar a saúde e bem-estar da empresa, apenas por observar o estoque, pois reflete verdadeiramente a situação das vendas. Porém, você pode e deve reverter essa situação para voltar aos trilhos da boa administração e gestão dos negócios.

Aproveite 6 dicas para aumentar o giro de estoque

aumentar o giro de estoque

Como aumentar o giro do seu estoque? Continue com a leitura e aprenda em definitivo com essas dicas!

1 – Analise seu estoque atual

Se fosse perguntado para você hoje, se consegue identificar o índice de saída de cada produto, você saberia responder? Caso não saiba, a deficiência do seu giro de estoque pode ser maior do que você pensa.

Em vista disso, é fundamental começar pela identificação e análise de cada item, para que assim consiga definir sua rotatividade. Por sua vez, separe os produtos por saída, taxa de rotatividade e também pelo excedente em estoque.

Logo, você será capaz de saber exatamente o que está acontecendo, e partir daí tomar as decisões cabíveis. Desse modo, você pode até mesmo estipular quais produtos e matérias compensam o investimento e evita o desperdício de recursos.

2 – Dedique-se à armazenagem do seu estoque

Vamos começar essa dica com uma pergunta, qual o nível de conservação e acondicionamento de seu estoque? Sabia que isso pode gerar descontentamento e por conseguinte, devolução dos produtos pelos clientes?

Em resumo, deixar que isso aconteça só acarreta retrabalho, gastos e giro de estoque comprometido. Como solucionar? Melhore a maneira como armazena seus bens, com instalações adequadas e espaços suficientes para evitar acúmulo excessivo.

Uma boa saída para essa adversidade, é procurar por locais onde você possa estocar o excedente e produtos com baixo giro. Em seu estoque principal você irá trabalhar apenas com o que realmente tem saída e rotatividade.

3 – É hora de se desfazer dos encalhados

Depois de definido a situação do estoque e a questão do armazenamento, é hora de cogitar “queimar seu estoque”. Para aumentar o giro de estoque, muitas vezes é preciso criar ações promocionais que desafoguem o armazenamento e acima de tudo, gere renda.

Sabe aquelas promoções instantâneas que os comércios realizam esporadicamente? A principal finalidade desse tipo de promoção, é de fato, queimar o estoque, ou seja, pegar os produtos literalmente encalhados e ofertá-los.

Mesmo que isso baixe a margem do lucro daquele item, você estará preservando e aumentando o giro de estoque. Inclusive, estará também impedindo que seus produtos cheguem ao status de defasados e deteriorados.

4 – A equipe de vendas pode melhorar

Com essa dica sugerimos que você associe seu giro de estoque com seus vendedores, afinal, são eles que apresentam os produtos. Dessa forma, eles estão diretamente conectados com o comportamento do giro de estoque.

Para aperfeiçoar essa relação, é preciso que o vendedor conheça a fundo o produto que está prestes a oferecer. Em outras palavras, é fundamental treinar de maneira adequada a equipe de vendas, a fim de aumentar o giro de estoque.

Apresente os produtos e suas informações e deixe todos a par do que aquilo pode fazer e solucionar para os clientes.

5 – Integre os setores responsáveis

O giro de estoque também arrasta no processo outros dois setores, o de vendas e o de compras. Portanto, um é responsável por escoar o produto acabado e o outro fica a cargo de trazer as matérias para que o produto seja criado.

Em vista disso, é importante alinhar esses setores, a fim de se definir um planejamento adequado. Deste modo, a empresa é capaz de objetivar a demanda e unificar a programação de compras.

De forma resumida, essa junção permite apontar e definir a aquisição de itens com baixo giro de estoque, em menores quantidades e frequência. Por sua vez, a empresa ganha em espaço, reduz custos e amplia o giro de matérias e produtos.

6 – Evidencie a importância de aumentar as vendas

Certamente para evitar que você decresça seu giro de estoque e acabe com investimento parado em produtos, trabalhe as vendas. Em outras palavras, estipular distintas maneiras de escoar esses produtos, é recomendado e fundamental.

Para realizar tal feito você precisa definir se o preço aplicado a esses produtos, é condizente com o mercado. Igualmente interessante é cogitar igualar os preços com a concorrência, desde que seja viável segundo o planejamento da empresa.

Por último, ofertar uma liquidação é aconselhável, para que evite manter produtos quase sem saída e que se aproximam da data de validade. Assim como mostrado acima, as vezes é importante diminuir a margem de lucro desde que mantenha o dinheiro entrando.

Como aumentar o giro de estoque? Experimente adequar sua empresa e principalmente seu estoque às dicas desse conteúdo. Logo, trabalhar as vendas é um importante ponto de partida para evitar uma situação negativa de estoque parado.



Cadastre-se na Newsletter: