Blog

Como as ferramentas digitais criam um ambiente de trabalho colaborativo

ferramentas digitais e ambiente colaborativo

Considerando o novo modelo de mercado e comportamento do consumidor as empresas buscam novas formas de se tornarem ágeis e eficientes. Por vezes, começam o processo de mudança pela sua cultura organizacional, visando um ambiente de trabalho colaborativo e nesse contexto surgem as ferramentas digitais.

Os empreendimentos contam cada dia mais com um amplo leque de potenciais softwares que auxiliam na aplicação de demandas colaborativas. Esse posicionamento resulta em benefícios que efetivam a cultura da empresa estimulando a colaboração dos envolvidos.

Precisa de ajuda para desenvolver uma atmosfera colaborativa e assim remodelar os processos do seu negócio? Então, descubra como as ferramentas digitais são capazes de criar um ambiente de trabalho em que o foco seja o aumento do engajamento!

Ferramentas digitais: como sua presença viabiliza um ambiente colaborativo

É fato que os recursos digitais são mandatórios para que a empresa se destaque entre seus clientes, mas como isso acontece? Antes de mais nada, é crucial compreender que só é possível desenvolver um ambiente corporativo e colaborativo através das ferramentas digitais.

Tais ferramentas consistem em softwares que viabilizam a execução de atividades e tarefas por meio de funções específicas. Sua implementação está associada às empresas que buscam maior flexibilidade e simplicidade na aquisição de dados e informações.

A integração proporcionada pelas ferramentas digitais resulta na ampliação do engajamento dos colaboradores. Além disso, há uma redução considerável dos gastos com a propagação e organização das informações.

Seja na mobilidade, melhoria na comunicação, no compartilhamento dos dados ou na gestão da produtividade, tais recursos digitais são imprescindíveis. Afinal, estimulam o ganho na colaboração, o qual viabiliza maior interação entre os envolvidos ocasionando processos mais bem-sucedidos.

Quais áreas são influenciadas pelas ferramentas digitais

Se ainda não ficou claro o significado de uma ferramenta digital pense da seguinte forma! Uma ferramenta digital significa para o ambiente colaborativo, o mesmo que o combustível para um veículo, ou seja, responsável pelo seu funcionamento, por exemplo.

Na verdade, são softwares desenvolvidos com particularidades que abrangem áreas e processos específicos dentro de uma empresa. Desse modo, podemos destacar as principais áreas que passam pela transformação com uma ferramenta digital, são elas:

·       Gerenciamento da produtividade e tempo;

·       Comunicação interna entre equipes;

·       Distribuição e compartilhamento das informações e dados: temos o Google Drive;

·       Gerenciamento e controle de indicadores de desempenho: podemos destacar o Wrike;

·       Administração das tarefas e entregas: uma ferramenta muito utilizada é o Trello;

Portanto, para cada uma dessas áreas existe uma ferramenta ideal que traz consigo, funcionalidades e recursos apropriados para suprir qualquer demanda. Conheça algumas ferramentas digitais!

Comunicação interna da equipe

Existem processos engrenados e bem executados sem uma comunicação apropriada entre os envolvidos? Se considerarmos que uma tarefa é composta por inúmeros processos menores e resultantes de diferentes profissionais, entendemos a importância da comunicação e alinhamento dos objetivos.

Desse modo, existem certas ferramentas que, uma vez implementadas, são capazes de aprimorar a comunicação intersetorial. Temos 2 bons exemplos de ferramenta digital para a comunicação: Flock e Slack.

A proposta de ambas ferramentas é a mesma, ou seja, facilitar a comunicação de uma equipe de colaboradores. Se tratam de aplicativos que direcionam um fluxo único de comunicação e eliminam a necessidade de trocas de e-mails.

Gerenciamento da produtividade e tempo

Não há como mensurar a produtividade dos colaboradores se não houver uma gestão de tempo e produtividade. É crucial que a gestão consiga visualizar o fator de eficiência dos profissionais, a fim de implementar ações que melhoram tal aspecto.

Uma das ferramentas mais implementadas com essa finalidade é o Podio. Além de facilitar o controle sobre o tempo aplicado em uma tarefa, o aplicativo pode ser ainda mais positivo, pois conta com recursos que aprimoram o CRM do empreendimento.

Possibilita a integração com o Google Drive e Dropbox, além disso, oferece a função de notificação, toda vez que um membro da equipe for solicitado para uma demanda.

Principais vantagens das ferramentas digitais para a empresa

Existem muitas vantagens em implementar uma ferramenta digital, pois seu potencial vai além da criação do ambiente de trabalho colaborativo. Quando utilizadas com planejamento é possível extrair o máximo possível de suas funcionalidades.

Para consolidar a importância dos recursos digitais numa empresa, separamos alguns benefícios!

Diminuição dos custos

Sem sombra de dúvidas, reduzir os custos é objetivo de toda empresa. Desse modo, uma ferramenta digital é capaz de reduzir custos por meio de processos mais definidos, transparentes e eficientes.

Seja na economia da comunicação entre os colaboradores, pois qualquer contato pode ser feito remotamente e em equipe, ou na organização assertiva das tarefas e atividades é possível ampliar a produtividade e diminuir os valores despendidos no processo.

Fortalecimento da cultura organizacional e de trabalho colaborativo

Por meio de um sistema colaborativo e digital é possível desenvolver uma estrutura colaborativa fortalecida. Isso porque, um dos pontos a serem destacados é a usabilidade simplificada das ferramentas atuais.

Logo, os colaboradores conseguem retirar o máximo do aplicativo, estimulando o trabalho em equipe e fortalecendo a cultura organizacional como um todo.

De que maneira a gestão do seu negócio encara as ferramentas digitais e suas transformações no ambiente de trabalho colaborativo? É essencial alinhar o máximo possível de recursos estratégicos, a fim de alcançar uma equipe e resultados ainda mais promissores!

Tags: