Blog

eSocial: Fique atento aos prazos e evite multas

Encontra-se em processo de implantação o eSocial, projeto do Governo Federal que muda a forma de envio das obrigações previdenciárias e tributárias de todas as empresas brasileiras, e que constitui a maior e mais complexa etapa do Projeto Sped.

Com a criação do eSocial, o governo obteve maior controle e agilidade na fiscalização das informações trabalhistas, ao mesmo tempo em que promoveu uniformidade e racionalização no cumprimento das diversas obrigações acessórias para com o fisco.

O eSocial informa tudo o que acontece na vida laboral do trabalhador, desde o momento da contratação até a rescisão contratual . Constituem informações enviadas via eSocial, entre outras, o registro do empregado, o 13º Salário, a folha de pagamento com o pagamento de remunerações e férias, os afastamentos, os acidentes de trabalho, o recolhimento de contribuições previdenciárias, os exames médicos, etc.

Com todas estas mudanças, o atendimento à legislação vigente passa a ser acompanhado quase em tempo real pela fiscalização. Portanto, é imprescindível que as empresas estejam atentas as datas e aos prazos do cronograma atualizado do eSocial para evitar eventuais penalidades.

Segundo o Comitê Diretivo do eSocial, após a conclusão da primeira etapa, que envolveu mais de 13 mil grandes empresas do país, foi possível fazer um diagnóstico das reais dificuldades enfrentadas pelas companhias, de forma a ajustar seus sistemas e processos ao novo modelo de envio de informações ao governo. Com isso, o Comitê Diretivo, divulgou a alteração do calendário por meio de nova resolução publicada no DOU, definindo novos prazos para o envio de eventos ao ambiente nacional. Com estas mudanças, o eSocial passou a ter um cronograma de implantação dividido em 4 grupos e 6 fases, conforme infográfico abaixo:

Coluna SISPRO - JC 27.02.2019

Para ter uma correta gestão das informações do eSocial, a empresa deve utilizar tecnologia e soluções que otimizem tempo e custo na execução de tarefas, automatizem e robotizem processos e que tenham atualização das modificações da legislação.

São estas soluções que evitam erros, geram segurança e garantem compliance, evitando surpresas indesejáveis para as empresas.

A SISPRO, empresa com atuação nacional especialista no desenvolvimento de software e prestação de serviços na área de Gestão de Pessoas, possui a melhor solução para o gerenciamento dos processos de RH e eSocial, com recursos versáteis e flexíveis. Com o sistema SISPRO Gestão de Pessoas sua empresa entra na era da robotização, onde a inteligência e os recursos digitais trabalham para produzir informação e segurança aos gestores.