Blog

ERPs: a solução para ter acesso às melhores práticas do mercado!

SISPRO ERP CLOUD

Quem acompanha o mercado com atenção tem consciência de que o Brasil está atravessando um período de grande instabilidade econômica. E para as empresas, de modo geral, isso implica principalmente em ter urgência para aperfeiçoar processos de produção, reduzir despesas e manter-se competitivo no mercado.

Contudo, embora pareça contraditório, os entraves econômicos do cenário atual também podem indicar que é hora de investir em Tecnologia da Informação (TI) e modernizar os processos internos da sua organização, reduzindo perdas e otimizando a gestão do seu negócio. E caso você não saiba, os ERPs (Enterprise Resource Planning, ou sistema integrado de gestão) são uma peça-chave nessa tarefa.

Entenda, a seguir, como os ERPs permitem à sua empresa ter acesso às melhores práticas do mercado, agregando mais valor e competitividade ao seu negócio:

O papel do ERP nas organizações

No cenário empresarial, ainda é muito comum que as corporações utilizem um ou mais sistemas para realizar atividades específicas em cada setor interno.

Isto é, existe uma ferramenta responsável pelo gerenciamento da folha de pagamentos, outra voltada para o controle de estoque e uma terceira para registrar o fluxo de caixa, por exemplo.

O problema é que, além de aumentar a incidência de falhas de comunicação e retrabalho nos processos, essa divisão de sistemas entre setores ainda prejudica a visão geral dos negócios, consequentemente afetando a tomada de decisões e os resultados da sua empresa.

É aqui que entram as soluções ERP. Em termos simples, a principal função de um ERP é unificar o fluxo de informações e integrar, de forma global, os diversos canais de negócios de uma organização — vendas, finanças, e-commerce e manufatura, por exemplo.

Ou seja, um ERP não só interliga as informações dos setores de uma organização, mas também oferece uma visão global sobre todos os seus processos operacionais, gerenciais e administrativos.

As vantagens dos ERPs

Não é difícil concluir como um sistema integrado de gestão pode beneficiar os resultados de uma organização no âmbito global.

Em grandes empresas já consolidadas no mercado, a implementação de uma solução ERP está relacionada com melhor gerenciamento de recursos, otimização de processos deficientes e mais maturidade na gestão dos negócios.

Isso porque, em primeiro lugar, a implementação de um ERP centraliza o controle sobre os processos e setores de uma empresa em um único banco de dados. Na prática, a solução ERP permite que as informações relevantes de um setor estejam disponíveis em um relatório referente a outra área da empresa.

Outro detalhe é que uma solução ERP realiza automaticamente as tarefas que antes demandavam trabalho manual, o que implica principalmente na economia de tempo e mão de obra, e na redução de falhas humanas.

Além disso, como os ERPs eliminam o uso de múltiplas planilhas e exibem prontamente as informações mais relevantes sobre os processos da sua empresa, é possível tomar decisões mais ágeis e acertadas com base nas reais necessidades do seu negócio.

Portanto, na hora de avaliar o custo-benefício da implementação de um ERP, considere que este é um investimento de médio a longo prazo, e que exige mudanças efetivas na cultura organizacional para a garantia de um negócio mais competitivo e sintonizado com as demandas do mercado.

E então, esse conteúdo foi útil para você? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Comente aqui no post e compartilhe a sua opinião com a Sispro!

Tags:
,


Cadastre-se na Newsletter: