Entenda como um ERP pode beneficiar a equipe de TI da empresa - SISPRO
10257
post-template-default,single,single-post,postid-10257,single-format-standard,ehf-footer,ehf-template-sispro,ehf-stylesheet-sispro-child,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-7.5,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-23911
 
Blog

Entenda como um ERP pode beneficiar a equipe de TI da empresa

Dada a atual dinâmica do mercado empresarial, na qual a equipe de TI deixou de ser apenas o pessoal responsável pela parte de informática da empresa e passou a figurar como um ativo valioso dentro da sua rotina de operações, estar atento a tudo que pode contribuir para a otimização dos seus trabalhos é uma das grandes responsabilidades do diretor da empresa.

Nesse contexto de otimização dos trabalhos da equipe de TI, a adoção de softwares ERP pode ser uma solução altamente benéfica, como veremos adiante. Por isso, você deve conhecer bem esses benefícios e considerar as especificidades de um software em função das necessidades da sua empresa.

Pensando em facilitar um pouco essa decisão, neste post mostraremos como um ERP pode beneficiar a equipe de TI do seu negócio. Acompanhe!

1. Diminui custos

Este talvez seja um dos maiores benefícios da implantação de sistemas ERP na empresa.

A utilização desses softwares, por exemplo, otimiza significativamente a gestão da informação, tornando-a muito mais simples, já que tudo pode ser acessado em um único lugar. Isso reduz custos operacionais com armazenamento de documentos, impressões e, mais que isso, auxilia no controle dos serviços executados como, por exemplo, controle de produtividade de funcionários, horários de trabalho etc.

Além disso, sistemas ERP podem substituir a mão de obra humana em inúmeras tarefas, principalmente aquelas repetitivas, o que também diminui a dependência da empresa de ações humanas, ajudando a diminuir o desgaste da equipe de TI, que pode se ocupar em outras atividades de maior relevância.

2. Aumenta a produtividade

Um ERP pode tornar o setor de TI muito mais produtivo, pois a gestão da informação fica mais centralizada, o que favorece a análise mais precisa dos processos e facilita uma tomada de decisão mais ágil em caso de problemas.

Além disso, a adoção de um ERP pode significar a redução na carga de trabalho da equipe de TI, que não têm que se preocupar tanto com tarefas rotineiras e pode se dedicar a trabalhos que agreguem valor à estratégia de negócios da empresa.

3. Proporciona um maior controle dos processos

A gestão da informação mais centralizada proporciona um controle maior sobre a dinâmica das atividades da empresa, de modo que a sua equipe tem à disposição uma quantidade maior de informações e pode aproveitá-las melhor. Assim, em vez de ter que dedicar tempo na coleta de dados, eles são fornecidos pelo software.

Ter um maior controle sobre os processos significa uma melhor eficiência destes, já que, com o acompanhamento contínuo, falhas e interrupções estão menos sujeitas a ocorrer.

4. Otimiza a comunicação interna

Um software ERP otimiza o compartilhamento de informações entre diferentes equipes e setores, facilitando e melhorando a execução do trabalho. Com uma comunicação interna mais rápida e menos custosa, a integração de departamentos acaba sendo um dos efeitos dessa otimização na comunicação.

Tais fatores favorecem a tomada de decisão mais acertada, pois leva em consideração a opinião de diferentes setores, o que permite que todos desenvolvam uma visão global da empresa.

Por fim, como vimos, softwares ERP podem impactar positivamente a qualidade do trabalho da equipe de TI. Mas, cabe a você, diretor, definir a real necessidade da sua implantação na empresa. Esses foram alguns bons motivos que demonstram que adotá-los é a decisão mais acertada a se tomar. Agora é com você!

Gostou do post? Quer aprender um pouco mais sobre software ERP? Então baixe o nosso e-book sobre o tema e continue a aprender!