Blog

Entenda como tornar a sua gestão de RH mais estratégica

gestão de rh

Até poucos anos, a principal função da gestão de RH dentro de uma corporação era garantir a seleção de funcionários qualificados, tratando também das relações trabalhistas entre eles e a organização. Não é à toa que, para a maioria das pessoas, o setor de RH é o primeiro e último contato com uma empresa na ocasião da contratação e do desligamento.

Mas, atualmente, é fundamental que o setor de RH assuma um papel muito mais estratégico dentro das organizações, incentivando o desenvolvimento de colaboradores, o aumento da produtividade e a melhoria dos resultados das equipes.

Quer tornar a gestão de RH da sua empresa cada vez mais estratégica e melhorar o desempenho do seu negócio? Elencamos a seguir 5 dicas práticas para ajudá-lo nesse processo:

1. Conheça o seu negócio em detalhes

Quais são os objetivos da empresa em curto, médio e longo prazo? Quais são as habilidades que seus colaboradores precisam desenvolver para garantir o cumprimento das metas? Seus funcionários precisam de treinamento? Você conhece os pontos fortes e fracos das suas equipes?

Quanto mais informações sobre o seu negócio estiverem disponíveis, mais recursos você terá à disposição para alinhar o trabalho dos seus colaboradores com o planejamento estratégico da empresa.

2. Saia da zona de conforto

Um RH estratégico precisa manter sempre uma postura proativa, buscar novas oportunidades e tomar atitudes antes mesmo que os problemas aconteçam.

Portanto, uma dica valiosa é expandir as redes de contato da sua empresa, o que facilita a identificação de talentos e a comunicação com figuras influentes na sua área de atuação. Redes sociais, como Facebook e LinkedIn, podem facilitar muito as interações corporativas.

3. Incentive a interação do RH com outros setores

Para alcançar uma gestão de RH realmente estratégica, é preciso romper com a barreira da comunicação interna e incentivar a interação contínua entre a área de RH e os demais setores da organização.

Se atuar sozinho, o RH encontrará dificuldades para se manter atualizado sobre os acontecimentos, necessidades e progressos da empresa, o que prejudica uma gestão de pessoas eficiente.

4. Invista na retenção de talentos

A gestão de RH tem um papel muito importante na garantia de motivação dos colaboradores e retenção de talentos de uma corporação. Tão importante quanto um processo de seleção bem-feito, uma política eficaz para retenção de talentos pode contribuir muito para construir uma gestão de RH mais estratégica.

Por isso, invista em bonificações e planos de carreira para os colaboradores com a produtividade em alta. Conheça os talentos da empresa, estabeleça um diálogo com o gestor de RH e ofereça aos funcionários alguns benefícios que estejam de acordo com suas necessidades e objetivos pessoais.

5. Não esqueça das tarefas operacionais

Mesmo um setor de RH estratégico tem que lidar com tarefas operacionais no fluxo diário de trabalho, como o manejo de documentação em papel, registro de colaboradores, manutenção de banco de dados e garantia da segurança de informações, por exemplo.

Nesse sentido, uma boa saída é apostar em ferramentas tecnológicas para a automatização de processos operacionais burocráticos, o que economiza tempo da gestão de RH para focar nas metas, objetivos e estratégias da organização.

O texto foi útil para você? Quer acessar mais conteúdo de qualidade? Então aproveite o momento e saiba um pouco mais sobre como a automatização de tarefas pode ajudar o setor de RH!



Cadastre-se na Newsletter: