Como fazer a transformação digital na empresa - SISPRO
11586
post-template-default,single,single-post,postid-11586,single-format-standard,ehf-footer,ehf-template-sispro,ehf-stylesheet-sispro-child,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-7.6,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-23911
 
Blog

Como fazer a transformação digital na empresa

transformação digital

A tecnologia hoje está presente em todos os aspectos do mundo, promovendo uma revolução nos hábitos pessoais e da sociedade, como a transformação digital. Não há como qualquer organização corporativa ficar fora desta mudança. A informação na nuvem, Cloud computing, internet das coisas, big data, mobile e mídias sociais, entre outras, estão impactando na forma como as pessoas se relacionam entre si e com as empresas.

A transformação digital consiste na empresa utilizar a tecnologia em todas suas áreas para obtenção de melhorias, ganho de competitividade, inovação nas suas operações e criação de novos modelos de negócios. Não basta usar novas tecnologias, as empresas precisam reinventar-se. E este processo está inserido no ambiente atual do mercado, onde as novidades tem ciclos cada vez menores e a velocidade de transformação impulsiona a empresa a constantes novidades.

Várias empresas incluíram na sua estratégia corporativa à transformação digital, e as tecnologias digitais estão presentes em todas as etapas da cadeia produtiva, nas atividades comerciais e administrativas, nos processos, negócios e na administração dos colaboradores.

Como a ideia de transformação digital é nova, e se inova constantemente, não há receita formal de como desenvolvê-la. Para a promoção da transformação digital as empresas devem focar em obter maior produtividade e ofertar produtos e serviços inovadores, que as destaquem no mercado competitivo e resultem em uma experiência única para o cliente.

Benefícios da transformação digital

Eis alguns dos benefícios que as empresas têm com a transformação digital:

  • Melhoria da experiência do cliente.

As novas tecnologias possibilitam vários meios de contato entre a empresa e o cliente, criando uma maior proximidade. Os clientes querem comprar e se comunicar com as empresas em qualquer local e a qualquer hora, 24 horas por dia, 7 dias por semana, utilizando seu smartphone.

O contato é direto, simples e sem burocracia. Assim tanto as novidades chegam rapidamente aos clientes, quanto os feedbacks retornam à empresa. Este é talvez o maior benefício: melhorar a experiência do cliente, atendendo o que eles procuram, estando sempre à disposição do cliente.

  • Aumento da eficiência das equipes

Ocorre um aumento da eficiência das equipes ao utilizarem tecnologias que agilizam a comunicação entre os colaboradores, bem como democratizam a informação, disponibilizando documentação e informação que podem ser acessadas a qualquer momento e em qualquer lugar. Os funcionários podem trabalhar virtualmente, não necessitando se deslocar até a empresa, a qual pode manter espaços colaborativos, onde não há estação fixa de trabalho, diminuindo o custo de espaço físico e outros custos relacionados.

  • Geração de Vantagem Competitiva

Tecnologias que possibilitam maior controle de processos e manutenção de indicadores da empresa geram vantagens competitivas. Além de automatizar processos, reduzindo custos e tempo de entrega, elas alertam os gestores imediatamente quando detectado qualquer desvio dos padrões definidos, antecipam a solução de problemas, interrompendo a cadeia de erros, bem como permitem a execução de planos de correção que solucionam e corrigem o rumo, evitando que qualquer anomalia chegue ao cliente.

  • Inovação na empresa

As inovações que geram melhorias nos processos, produtos e serviços, bem como o desenvolvimento de novos negócios, ampliam o leque de soluções da empresa, atendendo muito mais a expectativa dos clientes. Automações de processos e de tarefas otimizam o uso de recursos, possibilitando que colaboradores se dediquem a desenvolverem novas fontes de receita e oferta que conquistem novos clientes.

Importância do ERP na nuvem para a transformação digital

A transformação digital tem ganhos consideráveis se a empresa optar pela implementação de um Sistema gestão/ ERP na nuvem, ERP Cloud. O Cloud computing coloca seu sistema, arquivos e dados na nuvem, ou seja, em servidores que podem ser acessados de qualquer local.

Ou seja, não é necessário ter instalado o ERP em um computador, não é necessário ficar restrito a um equipamento ou local físico.

O ERP Cloud fica acessível em qualquer computador e equipamento mobile. O Sistema fica disponível mesmo com crises de energia. A segurança de dados no ambiente de Cloud utiliza certificação e criptografias que garantem o acesso aos dados por contas.

As empresas que utilizam o serviço de Cloud reconhecem um crescimento da produtividade da TI e uma redução de custos com manutenção e recursos do ERP. A contratação de recursos para o ERP na nuvem apresenta flexibilidade para crescer na medida em que a demanda aumentar ou novos recursos forem agregados ao ERP, principalmente se forem inovações utilizando novas tecnologias.