Blog

Entenda como os apps otimizam a tomada de decisão assertiva

como os apps influenciam na tomada de decisão

Dentre todos os momentos imperativos em uma empresa o processo da tomada de decisão é, talvez, um dos mais importantes. Quando infundada ou pouco planejada, a decisão pode ser determinante para o sucesso do negócio, ainda mais quando não há a presença da tecnologia no momento decisivo, principalmente com a ajuda dos Apps.

Também chamados de aplicativos, são frutos da evolução da transformação digital que transforma as empresas brasileiras. Os gestores assumem mais e mais os recursos tecnológicos, a fim de aperfeiçoarem seu poder de decisão.

Se está em busca de capacitar seus gestores a se posicionarem mais estrategicamente e acertar em suas decisões, descubra como os Apps otimizam o processo da tomada de decisão!

Como o processo da tomada de decisão se configura na empresa

É importante saber como o procedimento decisório deve ocorrer no ambiente empresarial. Claro, inicialmente é necessário contar com o panorama geral e principais opções, a fim de reduzir as chances de cometer erros, mas esse processo é realizado de duas maneiras: decisão intuitiva; decisão lógica.

Decisão intuitiva

Como o nome já denuncia, a decisão intuitiva é aquela realizada de forma quase que arbitrária. Em outras palavras, o procedimento evidencia as qualidades de quem pondera a decisão e, normalmente, é intrínseca a um contexto de baixo risco para os envolvidos.

Decisão lógica

A tomada de decisão lógica é aquela baseada em diferentes indicadores, informações e experiências dos envolvidos. Essa decisão deve ser realizada em momentos muito importantes para o empreendimento.

Ainda nesse contexto dos modelos de tomada de decisão, devemos ressaltar a Teoria da Decisão. Criada por Herbert Simon, um pesquisador norte-americano, há ainda 3 vertentes da tomada de decisão ideal, são elas: decisão programada; decisão semi-programada; decisão não-programada.

·       Decisão programada: tomada de decisão diária e simplificada, como a checagem de um produto em estoque, há segurança e conhecimento do processo;

·       Decisão semi-programada: tomada de decisão que decorre de fatores externos, como a escolha de um novo parceiro comercial, demanda mais conhecimento acerca do processo;

·       Decisão não-programada: tipo de tomada de decisão anormal, ou seja, não há regularidade e, portanto, exige maior comprometimento e planejamento no processo decisivo.

Qual é o papel e contribuição dos apps na hora da decisão

A importância dos apps na tomada de decisão está no fator tecnológico e como ela afeta positivamente os empreendimentos. Portanto, temos a transformação digital proporcionando recursos da mobilidade aos processos das empresas.

Desde pequenas às massivas corporações, os apps são imprescindíveis para tomar a melhor decisão para o momento atual da empresa. Afinal, os aplicativos são capazes de entregar assertividade, eficiência e flexibilidade, uma vez que baseados na mobilidade, asseguram seus recursos de qualquer lugar em que o gestor se encontra.

Um ótimo exemplo de setor beneficiado pelas funcionalidades de um aplicativo é o de logística e transporte. Assim, por meio da interface da plataforma do app é viável captar os aspectos da logística como:

·       Distribuição dos produtos;

·       Taxa de entregas;

·       Panorama das entregas realizadas;

·       Tempo atribuído às entregas;

·       Distribuição da frota.

Em posse dessas informações o gestor toma a melhor decisão, a fim de corrigir problemas e aperfeiçoar o processo logístico.

Esse é apenas um exemplo, mas há também benefícios para um comércio e seu PDV, pois os gestores conhecem melhor as informações obtidas, sejam nas vendas ou na interação dos clientes com os dados dispostos no ponto de venda, por exemplo.

Em suma, os apps fortalecem o conhecimento do gestor acerca do negócio em que atua. Como resultado, fornecem dados precisos que ampliam o controle da produtividade.

Qual a influência da transformação digital no contexto dos apps

Pense da seguinte maneira: sem a transformação digital não haveria a menor probabilidade de os gestores contarem com apps eficientes. Hoje em dia, não é mais suficiente alicerçar o processo da tomada de decisão em dados superficiais.

É primordial assimilar a fundo cada uma das informações relacionadas aos processos. Além de obter um mapa geral da empresa, transmite aos clientes e parceiros a sensação de que se trata de um negócio voltado ao futuro.Assim como já falamos sobre as ferramentas digitais e sua parcela de contribuição, os apps devem ser um complemento essencial para que a “caixa de ferramentas” do gestor esteja completa e apta a atender às decisões no momento ideal!

Tags: