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Transformação Digital no Varejo: Como a Tecnologia Pode Ajudar nas Vendas

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Que a tecnologia facilita muito as vidas pessoal e profissional, isso é indiscutível. Mas você sabia que estamos em uma era de transformação digital no varejo?

Pois é isso mesmo. Você deve estar se perguntando sobre quais as vantagens que está perdendo enquanto não adota o melhor da tecnologia para o seu negócio. Sem dúvidas, o mundo digital criou pessoas conectadas e exigentes.

O quão preparado você varejista está para atender as demandas desse público? Pensando nisso, elaboramos este artigo, que vai te ajudar a vender mais utilizando as novas ferramentas disponíveis no mercado.

Cenário da Transformação Digital no Varejo

1 – Internet

A internet foi – e continua sendo – a porta de entrada para grandes mudanças. Na rede, os usuários trocam informações públicas ou privadas sobre empresas.

Isso quer dizer que o varejo precisa aprender a lidar com esse meio virtual.

2 – Mídias Sociais

As mídias sociais para uso profissional foram uma descoberta revolucionária. As lojas criam suas páginas e aproveitam o meio para conseguir engajamento, fidelizar clientes, divulgar produtos e promoções e aumentar sua visibilidade.

É importante estar ciente de que as mídias sociais são parte da transformação digital no varejo e vieram para ficar. Seja atuante.

3 – Aplicativos de Conversa

A tecnologia mudou tudo o que se conhecia por comunicação entre varejista e cliente. Hoje a loja estreita o relacionamento com os clientes por meio dos aplicativos de conversa, sendo o WhatsApp o mais famoso. E dá resultados reais.

4 – E-commerce

As lojas virtuais chegaram para oferecer comodidade. Não é necessário sair de casa para comprar um produto, há economia de combustível e de tempo.

O e-commerce chega muitas vezes a oferecer mais opções de pagamento para o cliente do que a loja física.

Outra vantagem de comprar pela internet é a privacidade, onde o consumidor coloca o produto que quiser no carrinho sem ninguém à sua volta.

Decisão de Compra

Independentemente do meio (ou meios) escolhido para aumentar as vendas, o que interessa mesmo é impulsionar a decisão de compra.

Há varejistas que fazem uma forte campanha nas mídias sociais, outros que investem em aplicar tecnologia aos seus pontos de venda.

E não para por aí. A cada dia surgem novas oportunidades, fomentando a competitividade entre empresas do mesmo segmento.

Ferramentas do Varejo Moderno

transformação digital no varejo

 

 

1 – RFID

A RFID ou Identificação por Radiofrequência é um método utilizado para identificar e armazenar dados através dos sinais de rádio.

E por que ela é útil no varejo? A identificação acontece por meio de uma única leitura de todos os produtos do carrinho, evitando extensas filas e o descontentamento dos clientes.

Essa mesma leitura auxilia a equipe na hora de fazer o controle de estoque. Como pode ver, a transformação digital no varejo também facilita a rotina dos funcionários e gestores.

2 – Gôndola Virtual

Conhece o conceito de gôndola virtual? Os produtos não ficam expostos fisicamente nas gôndolas e prateleiras, mas o consumidor tem acesso às suas imagens e preços.

Ele pode efetuar a compra do produto desejado usando apenas o celular, que deve ser aproximado do item escolhido.

A gôndola virtual pode ser instalada em locais de grande circulação de pessoas, aumentando o potencial de venda.

3 – ERP Cloud Varejo

O ERP (Enterprise Resource Planning) é uma ferramenta estratégica de planejamento de recursos e faz parte da transformação digital no varejo.

Sente necessidade de otimizar os recursos da empresa? O SISPRO ERP Cloud VAREJO pode fazer isso e muito mais. Ele tem como função acompanhar todas as fases de crescimento do varejo.

Existe ERP para supermercado, loja de móveis, distribuidora, loja de materiais de construção, entre outros segmentos variados. Na realidade, são muitos os ramos de atuação que obtêm os benefícios de implementar a ferramenta de gestão.

Com ele, você consegue gerenciar todas as atividades de relacionamento com o cliente, o financeiro, o processo de compras e atender todas as necessidades do varejo.

4 – Inteligência Artificial

Esqueça a associação de inteligência artificial aos filmes de ficção científica. Ela tem usos muito práticos à nossa realidade.

Quando um produto é sugerido nas mídias sociais para um indivíduo, há uma razão. As plataformas entendem que ele possui essa área de interesse através do uso que faz desses meios.

A inteligência artificial é aliada também de vendedores, que recebem informações preciosas dos clientes. Eles conseguem ser assertivos ao oferecer os produtos certos para a pessoa certa.

Transformação Digital no Varejo: Conclusão

O varejista precisa se munir de ferramentas eficazes para sobreviver em um mercado competitivo e em diferentes cenários econômicos do País.

O investimento em tecnologia garante benefícios tanto para os clientes quanto para as empresas.

Você gestor deve estar bem preparado para absorver a transformação digital no varejo e obter vantagens dela.

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